Sobre as Certificações

O ISTQB® construiu o esquema mais renomado para a certificação de testadores de software no mundo.

Através de seus Conselhos Nacionais, o ISTQB já emitiu mais de 600.000 certificações em mais de 100 países, com uma taxa de crescimento atual de aproximadamente 10.000 novas certificações por trimestre.

O esquema conta com um corpo de conhecimento, Syllabi e Glossário, disponibilizado gratuitamente.

Os exames estão disponíveis em muitas línguas e seguem regras aplicadas de forma consistente, o que estabelece um processo único e rígido dando credibilidade à certificação.

Base de Conhecimento

Objetivo dos Syllabi

Os Syllabi formam a base de conhecimento para a Qualificação Internacional de Teste de Software, tanto para o nível fundamental (CTFL) quanto para o nível avançado (CTAL)

Base de Conhecimento para Certificação de Teste de Software

A Certificação do Nível Fundamental está disponível para qualquer pessoa envolvida em teste de software. Isto inclui pessoas em funções como testadores, analistas de testes, engenheiros de teste, consultores de teste, gerente de teste, usuário que realiza teste de aceite e desenvolvedores de software.

Este nível de certificação é também apropriado para qualquer um que queira adquirir uma base de compreensão sobre teste de software, como gerentes de projetos, gerentes de qualidade, gerentes de desenvolvimento de software, analistas de negócios, diretores de TI e consultores. Aqueles que alcançarem a certificação estarão aptos a buscar um nível mais alto de qualificação em teste de software.

A Certificação para o Nível Avançado é destinada à pessoa que, além de serem certificadas no nível fundamental, também possuam experiência comprovada na área de teste de software.

Autorização

Provedores de Treinamento que utilizam o syllabus como referência em seus cursos, podem ser autorizados por uma comissão nacional (board) reconhecida pelo ISTQB, no Brasil apenas o BSTQB. Um curso autorizado é reconhecido em conformidade a este syllabus, e se permite realizar um exame do ISTQB como parte do curso.

Os Provedores de Treinamento produzirão o material de curso e determinarão os métodos de ensino apropriados para certificação, e o syllabus ajudará os candidatos em sua preparação para o exame.

Benefícios e Diferenciais

Benefícios para os testadores certificados

  • Adquirir conhecimento e habilidade avaliada de forma independente.
  • Aumentar as suas perspectivas no mercado de trabalho.
  • Poder adicionar o "ISTQB Certified Tester" em seu currículo.
  • Apresentar-se como reconhecido e dirigido por um Código de Ética.

Benefícios para os empregadores

  • Ter uma equipe certificada pode ser uma vantagem competitiva para a organização, que pode se beneficiar da adoção de melhores práticas e testes estruturados e atividades de teste otimizadas.
  • Para as organizações de consultoria, uma equipe certificada pode oferecer serviços de alto nível para os clientes, aumentando as receitas e o valor da marca.
  • A adoção do esquema de certificação do ISTQB em uma organização pode ajudar a recrutar e reter pessoal de alto nível, podendo ainda ajudar as organizações a manterem-se em dia com as inovações do teste.

Benefícios para os provedores de treinamento

  • Acessar um mercado internacional que reconhece o ISTQB.
  • Distinguir-se através da avaliação de seu profissionalismo, de seus professores e da qualidade/cobertura de seu material de treinamento.
  • Oferecer aos seus clientes o mais atualizado conhecimento de testes.
  • Fornecer um caminho de desenvolvimento profissional contínuo para seus clientes na área de testes.

Diferernciais

O ISTQB Certified Tester® é o esquema de qualificação mais difundido no mundo, e os conteúdos do syllabus e glossário tornaram-se referência no mercado para a profissão de teste de software.

As características do sistema incluem:

  • Syllabi de alta qualidade: todos os syllabi são desenvolvidos e revisados por profissionais de teste, acadêmicos e líderes na indústria.
  • Reconhecimento global: as certificações são reconhecidas mundialmente por causa de uma aplicação coerente de políticas e procedimentos por parte dos conselhos de membros do ISTQB.
  • Linguagem comum: o Glossário do ISTQB fornece um vocabulário comum para a profissão.
  • Objetividade: a avaliação da capacidade do testador é conduzida de forma objetiva e independente pelo ISTQB.
  • Código de Ética: Todos os testadores certificados aderem a um Código de Ética definido pelo ISTQB.
  • Disponibilidade pública: Os Glossários e os Syllabi encontram-se disponíveis para livre uso no site.
  • Abertura: Os materiais são desenvolvidos de forma voluntária e estão abertos a contribuições de qualquer pessoa interessada em aderir aos grupos de trabalho (WG) do ISTQB.
  • Independência: a natureza não lucrativa do ISTQB garante que o conteúdo não seja limitado por metodologias ou tecnologias particulares ou privadas, e é capaz de recorrer às melhores práticas de uma ampla variedade de fontes.
  • Melhoria contínua: Os Syllabi e outros documentos estão sendo continuamente melhorados para atender às necessidades de organizações empresariais em todo o mundo e para manter o ritmo com o desenvolvimento da profissão.
  • Situação profissional: Ser certificado oferece vantagens para indivíduos e organizações, garantindo que os profissionais de teste atendam aos altos padrões estabelecidos pelo ISTQB.