Como se credenciar

Proprietários de cursos ou provedores de treinamento que pretendam oferecer treinamento credenciado pelo BSTQB devem submeter uma solicitação de credenciamento para avaliação.

Uma comissão de concessão de credenciamento do BSTQB verificará se o solicitante demonstra a capacidade de ensinar os tópicos cobertos pelo syllabus/glossário do ISTQB de forma adequada, usando pessoal competente e materiais apropriados.

ISTQB Accredited Training Material

Trata-se do credenciamento de um material que será utilizado em um treinamento. Este material será avaliado por uma comissão e caso esteja dentro da cobertura do Syllabus a qual refere será listado no site como um ISTQB Accredited Training Material.

Este credenciamento não expira, e é vinculado a versão do syllabus a que se faz referência. No caso do lançamento de uma nova versão do syllabus, cabe a credenciada o critério de submeter ou não seu material atualizado para um novo credenciamento.

Para cada material de treinamento submetido, um novo credenciamento se faz necessário (preenchimento da solicitação, pagamento da taxa de avaliação e caso aprovado, pagamento da taxa de credenciamento).

Para cada material credenciado o Provedor receberá um certificado que lhe garante o credenciamento na versão do syllabus na qual foi submetida a solicitação.

ISTQB Accredited Training Provider

Uma Provedora de Treinamento pode submeter-se à avaliação do BSTQB para se tornar uma ISTQB Accredited Training Provider, ou seja, estar dentro de parâmetros de excelência em qualidade listados pelo ISTQB. Além de possuir um material credenciado, o ISTQB exige evidências de um planejamento detalhado, preocupação na preparação do curso de treinamento, instrutores qualificados e um local adequado para a realização do treinamento. Uma provedora de treinamento poderá se certificar usando seu próprio material de treinamento credenciado, ou utilizar um material já credenciado de outra provedora por qualquer Conselho Nacional do ISTQB.

É esperado que todos os instrutores dos cursos possam demonstrar conhecimento e experiência prática em testes de software ou engenharia de software. Além disso, todos os instrutores devem possuir o certificado relativo ao curso no qual eles atuam. Todos os instrutores devem possuir vínculo empregatício (CLT ou contrato de prestação de serviço) com a Provedora de Treinamento.

Como benefício a uma Provedora de Treinamento, o BSTQB permite que seja solicitada a realização de exames para a suas turmas de treinamento em datas que não sejam as de exame nacional. As datas selecionadas não poderão ocorrer dentro dos 30 dias que antecedem a um exame, e devem ser solicitadas com 20 dias de antecedência para que possamos providenciar as provas e seu envio para o destino, e a contratação de um Monitor Credenciado. O local onde ocorrerá o exame deverá ser providenciado pela Provedora em uma cidade onde o BSTQB possui um Parceiro Acadêmico.

O credenciamento é válido por um ano. Caso a provedora de treinamento tenha interesse em renovar seu credenciamento ela deverá repetir o processo, preenchendo o formulário de solicitação abaixo, e pagando as taxas de avaliiação e credenciamento.

A renovação é única, independente do número de treinamentos que possuir. Informe no formulário de solicitação, em campo espscífico, quais as certificações está submetendo seu credenciamento.

Como se credenciar?

Clique em uma das solicitações abaixo para acessar os formulários de credenciamento