Exame Empresarial

Esta modalidade oferecida pela ABRAMTI e BSTQB permite que as empresas contratem exames de certificação em Teste de Software e Engenharia de Requisitos para seus funcionários e prestadores de serviços em suas próprias instalações, sem haver um número mínimo obrigatório de candidatos.

Prestação dos Serviços

O Exame Empresarial é regido por um Contrato de Prestação de Serviços (clique aqui para baixar o modelo) entre a ABRAMTI/BSTQB e a Empresa. O contrato é emitido após a confirmação da data do exame, e será assinado eletronicamente pelas partes. A ABRAMTI disponibilizará o contrato através da plataforma Docusign.

Após a assinatura do contrato, emitiremos a Nota Fiscal em nome da empresa para ser pago até o décimo dia que antecede a realização do exame pretendido. O atraso na assinatuda do contrato, poderá causar o cancelamento do exame, já que consequentemente atrasará a emissão e pagamento da nota fiscal.

Monitor de Exames

O Monitor de Exames é um afiliado voluntário que será o responsável pelo exame nas instalações da empresa, assim, após submeter a solicitação de seu exame contataremos o Monitor de Exame de sua localidade para verificar sua disponibilidade. Caso não haja disponibilidade, entraremos em contato para negociarmos uma nova data para o exame.

No dia e hora marcados, o Monitor de Exame estará presente para dar sequência ao exame. Caso haja a necessidade de registrar previamente a entrada do Monitor do Exame para acesso às instalações, a empresa deverá solicitar os dados necessários à ABRAMTI/BSTQB.

Sobre o ambiente de exame

Necessidades comuns

  • O ambiente de prova deve ser confortável para o candidato;
  • O ambiente deve ser arejado ou com temperatura condicionada;
  • A distância entre os candidatos deve ser no mínimo 1 metro;
  • O candidato deverá portar durante o exame apenas lápis, caneta, borracha e um documento de identificação com foto;
  • Nenhum outro material ou equipamento deverá ser utilizado durante a prova. Caberá ao Monitor decidir se algo será ou não relevante ao candidato durante a prova.

Necessidades extraordinárias

Para o caso de endemias e pandemias, as seguintes regras devem ser tomadas pela Empresa para que o exame possa ser realizado dentro dos padrões necessários de higiene e segurança.

No acesso à empresa:

  • Recomendamos o uso de tapetes sanitizante para higiene dos sapatos.
  • Recomendamos o uso de termômetro digital infravermelho para medir a temperatura dos candidatos antes de entrar na sala (caso a temperatura esteja acima de 37,8º, não será permitida a entrada do candidato, devendo orientá-lo a procurar um serviço de saúde).

Nas áreas comuns da empresa:

  • A sala de espera deverá ser o bastante e suficiente para não haver aglomerações;
  • Disponibilizar nos banheiros água, sabão e toalhas de papel para a secagem.

Na sala de exame:

  • Recomendamos que o exame ocorra para o número máximo de candidatos que, dentro da sala ou auditório utilizado, possam manter uma distância segura de pelo menos 1 (um) metro;
  • Limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência e objetos de uso compartilhado (mesas, cadeiras, maçanetas, corrimão etc.);
  • Uso obrigatório de máscara durante todo o tempo de exame. Não será permitido somente o uso de viseira;
  • O candidato deverá manter uma distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas na sala de prova;
  • Não será permitido compartilhar objetos de uso pessoal como: caneta, lápis e borracha ou qualquer troca de objetos entre os candidatos em sala;
  • Ter à disposição dos candidatos na sala, álcool em gel 70%;
  • O ambiente deverá estar limpo e bem ventilado, e caso haja apenas equipamento de ar-condicionado, ele deverá estar no modo ventilação com troca de ar com o exterior

Cabe ao Monitor de Exames identificar no momento do exame a situação do ambiente disponibilizado pela empresa, e caso algum dos itens obrigatórios não estiver sendo cumprido, o Monitor terá o direito de cancelar a realização do exame. Neste caso, uma nova data deverá ser negociada para que a Empresa tome as medidas para o cumprimento das necessidades listadas.

Procedimentos para Solicitação

  1. Baixar e preencher a planilha de Solicitação de Exame de Certificação Empresarial (AQUI).
  2. Tirar uma foto da sala onde ocorrerá o exame para anexar no Formulário de Solicitação de Exame.
  3. Preencher o Formulário de Solicitação de Exame Empresarial (link abaixo) anexando os documentos dos itens anteriores em campos específicos (É necessário ter um usuário logado para acessar o formulário).
  4. Avaliaremos a disponibilidade do Monitor de Exames, e se tudo correto, emitiremos o contrato de prestação de serviços.
  5. Após a assinatura do contrato, emitiremos a nota fiscal para pagamento.

Sempre que existir dúvidas, contate a Secretaria do BSTQB (secretaria@bstqb.org.br)

Formulário de Solicitação de
Exame Empresarial