Inscrição para Exames

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(tempo estimado de leitura: 6 min.)

 

TERMOS E CONDIÇÕES

Caro(a) Candidato(a)

Alinhados aos princípios de governança que permeiam as ações do ISTQB (International Software Testing Qualifications Board), informamos que, como membro efetivo e seu representante oficial no Brasil, o BSTQB é obrigado a seguir normas internacionais que regem todo o processo de certificação.

O cumprimento de tais normas garante a exatidão dos resultados dos exames, já que os procedimentos de correção seguem a princípios de múltiplas checagens independentes e confidencialidade dos dados do candidato a todo momento.

A transparência no processo é fundamental para a credibilidade inquestionável que o título "ISTQB Certified Tester" ostenta internacionalmente e que se reflete no reconhecimento cada vez maior da certificação profissional do ISTQB em teste de software como padrão "de fato".

Em vista disso, todo candidato deve compreender e aceitar as seguintes condições no momento de sua inscrição para qualquer exame aplicado pelo BSTQB em nome do ISTQB:

  1. INSCRIÇÃO:

    1. A inscrição só pode ser realizada por um usuário cadastrado no site. Se não possuir um usuário, clique aqui.
    2. A inscrição para exames de nível avançado só é permitida para os usuários que já passaram pela Qualificação CTAL (saiba mais).
    3. O candidato só estará oficialmente inscrito após a validação de sua Ficha de Inscrição associada a um pagamento aprovado pelo PagSeguro. Este processo poderá demorar até 5 dias úteis.
    4. Uma cópia da Ficha de Inscrição é encaminhada aos e-mails do candidato imediatamente após ter concluído o seu preenchimento. Guarde-a para consulta.
    5. Como comprovante de inscrição é apresentada uma mensagem na tela inicial do site, em destaque na área azul, apenas para o usuário inscrito.
    6. Nenhum e-mail será encaminhado ao candidato informando que está inscrito.
    7. Até um dia antes da realização da prova, o candidato inscrito poderá pedir o cancelamento de sua participação e receber um Código de Transação Especial para realizar o exame seguinte sem custo. Este código é válido apenas para o exame seguinte. Para solicitar o cancelamento, utilize o formulário de solicitação "Cancelar Inscrição" na página de "Contatos" até a meia-noite do dia anterior ao exame. Todas as solicitações do exame vigente enviadas no canal e prazo corretos serão atendidas. O Código será encaminhado na semana de abertura das inscrições do exame seguinte. Se o candidato não utilizar este código no exame seguinte não terá direito à uma nova oportunidade sem custo.
  2. LOCAL:

    1. Até a data de encerramento das inscrições, o candidato poderá alterar a localidade de sua prova, encaminhando uma solicitação para secretaria@bstqb.org.br.
    2. Após o encerramento das inscrições o candidato não poderá realocar seu exame para outra cidade.
    3. Na semana seguinte ao encerramento das inscrições, estará disponível a página "Inscritos e locais de exames" no menu "Exames" contendo a lista dos inscritos, e o Parceiro Acadêmico selecionado para o exame. Até a data anterior à prova essa lista será atualizada com as salas onde ocorrerão os exames, conforme cada parceiro nos informar. FIQUE ATENTO.
    4. A distribuição dos candidatos nos locais de exames é feita levando-se em consideração a capacidade de atendimento da instituição e o CEP residencial do candidato onde os mais próximos terão prioridade.
    5. No caso de haver mais de um Parceiro de Exames na cidade, a escolha da instituição se dará por rodízio, considerando-se a disponibilidade da instituição, sua capacidade de atendimento, e o número de inscritos.
  3. PAGAMENTO:

    1. O pagamento da taxa de exame é feito apenas através do PagSeguro, que faz a gestão e controle dos recebimentos.
    2. Não há outra forma de pagamento além das disponíveis no PagSeguro.
    3. Não existe a possibilidade de um único pagamento para várias inscrições (pagamento em lote). A inscrição e o pagamento é individual (candidato). 
    4. Qualquer pagamento realizado sem uma Ficha de Inscrição associada, será devolvido ao PagSeguro, que fará a devolução ao candidato. Em caso de dúvidas acesse https://faq.pagseguro.uol.com.br ou ligue para 0800-728-2174.
    5. Se o pagamento da taxa de exame no PagSeguro estiver com status "Cancelada", sua Ficha de Inscrição será removida do sistema. Para um novo pagamento, uma nova deverá ser preenchida.
    6. A opção de pagamento por boleto bancário possui um prazo de vencimento de 3 dias úteis. A emissão de uma segunda via gera um novo código de transação. Nesse caso o candidato deverá preencher uma nova Ficha para esse novo código, caso contrário o pagamento será devolvido por não existir uma Ficha associada a ele.
    7. Após o encerramento das inscrições, os pagamentos através de boleto bancário realizados dentro do prazo de vencimento serão aceitos, desde que haja uma Ficha de Inscrição associada à essa transação.
  4. NOTA FISCAL:

    1. A Nota Fiscal (eletrônica) só será emitida após a realização do exame, pois até esta data o candidato poderá cancelar sua participação (ver item I, parágrafo vii).
    2. A link para a Nota Fiscal será encaminhado por e-mail aos endereços cadastrados na Ficha de Inscrição.
    3. A Nota Fiscal poderá ser emitida para pessoa física, jurídica ou para outro país, conforme os dados de pagamento que o candidato preencheu na Ficha de Inscrição.
  5. EXAME:

    1. Durante a prova o Monitor do Exame estará em contato direto com o BSTQB para resolver imediatamente problemas pontuais.
    2. O resultado do exame é uma informação particular e confidencial e será divulgado, por e-mail, somente para o candidato até a data prevista no Calendário de Exames.
    3. Qualquer problema ou ocorrência detectado em uma prova ou exame será avaliado pelo Conselho de Exames que determinará as ações e procedimentos necessários para resolvê-los. O resultado será divulgado na tela inicial do site, ou se for em pequena escala o contato será direto com o candidato.
    4. Não divulgaremos o gabarito, nem realizaremos qualquer revisão na correção dos exames. O processo é eletrônico com múltiplas conferências manuais garantindo que não haja erros de correção.
    5. Se o candidato faltar ao exame, ou se atrasar e não conseguir realizá-lo por algum motivo plausível, ele poderá encaminhar em até 5 dias úteis a partir da data da realização do exame, uma solicitação para avaliação de sua ausência usando o formulário "Ausência no Exame" no menu "Contato" no site. Sua solicitação acompanhada da evidência será levada ao Comitê do Conselho de Certificação que avaliará o ocorrido e dará seu parecer em até 15 dias. Se o parecer for favorável ao candidato, uma nova oportunidade para realizar o exame será dada sem custo. Esta oportunidade é intransferível, e será dada apenas para o exame seguinte. Se o candidato for recorrente, a oportunidade será perdida. Qualquer solicitação encaminhada após o prazo determinado será desconsiderada.
  6. ATESTADO:

    1. Não será fornecido nenhum tipo de atestado oficial em referência ao exame, com exceção do próprio certificado para os aprovados, e a nota fiscal eletrônica.
  7. CERTIFICADO:

    1. O certificado para os aprovados será emitido apenas no formato digital.
    2. O candidato receberá um link para download na mensagem com o resultado de seu exame.
    3. O certificado ficará disponível para ser baixado por 60 dias a partir da data de envio do resultado.

 


As inscrições só estarão abertas no período informado no Calendário de Exames.
Clique no nível do exame que deseja se inscrever.