Qualificação CTAL

Para participar de um exame do nível avançado, o ISTQB determina que os candidatos possuam experiência prática na área. Assim, para ser considerado apto a realizar estes exames, é necessário que o candidato:

  1. Possua uma Certificação ISTQB Certified Tester, Foundation Level (CTFL) ou seu similar emitido pelo ISEB.

  2. Comprove suas experiências em período integral (8hs diárias) em pelo menos um dos itens abaixo:

    • 2 anos de experiência prática em Teste de Software ou Qualidade em TI.

    • 2 anos dedicados à Pesquisa Acadêmica relacionadas à Qualidade de TI no nível de Pós Graduação, ou como instrutor de cursos ou disciplinas relacionadas à Qualidade de TI.

    • 3 anos de experiência prática em Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas ou Engenharia de Software.

A Qualificação CTAL não expira, sendo necessário obtê-la apenas uma única vez para realizar qualquer exame do nível avançado.

Processo de Qualificação

1) Declaração

Para ser avaliado o candidato deve apresentar uma declaração das empresas ou instituições que atuou, comprovando seu tempo de serviço e as atividades exercidas na função ou cargo ocupado. O candidato deve apresentar um número suficiente de declarações que cubram os requisitos para a Qualificação. Por exemplo, caso o candidato tenha 1 ano e 6 meses na empresa A, e 6 meses na empresa B, ambas atuando em funções exercidas na área de teste de software, ele deve apresentar duas declarações (uma de cada empresa).

Esta declaração deve possuir 6 itens importantes (veja na imagem abaixo), onde na ausência de qualquer um, a qualificação será recusada em primeira análise, e o pagamento da taxa devolvido.

Somente prossiga com o processo de Qualificação quando tiver o tempo mínimo de um dos período de experiência apresentados acima comprovados. Atente que apenas uma das três deve ser comprovada, não adiantando possuir, por exemplo, 1 ano de experiência em teste e dois anos de experiência em desenvolvimento.

APENAS A DECLARAÇÃO DA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO CONTENDO OS 6 ITENS DESCRITOS ACIMA SERÁ ACEITA PARA AVALIAÇÃO. QUALQUER OUTRO DOCUMENTO ENCAMINHADO ACARRETARÁ AUTOMATICAMENTE NA DESQUALIFICAÇÃO DO CANDIDATO COMO RESULTADO DA AVALIAÇÃO.

No link abaixo temos um exemplo que pode ser usado como um guia na confecção da declaração.

[Exemplo de Declaração]

2) Solicitação de Qualificação

Após ter todas as declarações que cumpram um dos requisitos de experiência, acesse o formulário Solicitação de Qualificação CTAL, usando seu usuário do site, e siga as instruções contidas nele.

A qualificação possui uma taxa de R$ 80,00 reais a ser paga durante o preenchimento da solicitação.

Somente clique no link abaixo para preencher o formulário online após ter certeza que um dos itens de experiência está totalmente coberto por declarações.

[Solicitação de Qualificação CTAL]

3) Avaliação

Uma equipe avaliará a documentação necessária dentro dos requisitos estabelecidos e dará um parecer.

A qualquer momento a equipe poderá entrar em contato com o candidato à qualificação ou com um dos responsáveis indicados na(s) declaração(ões) para sanar dúvidas ou comprovar a veracidade do(s) documento(s). 

O resultado da avaliação (positivo ou não) será encaminhado apenas para o e-mail do candidato, por ele informado na solicitação de qualificação. 

Informações importantes

  • Em caso de aprovação, seu usuário será liberado para realizar exames de nível avançado.
  • Uma mensagem ficará exposta no canto superior esquerdo da tela inicial do site informando que está qualificado.
  • A Qualificação CTAL não expira e só necessita ser realizada uma vez
  • A Qualificação é associada a seu usuário, assim, caso tenha problemas encaminhe um e-mail para suporte@bstqb.org.br.