Certificações de Nível Avançado

O CTAL é a sigla para Certified Tester Advanced Level. Trata-se de um conjunto de certificações de nível avançado do ISTQB destinada a pessoas que possuam experiência em suas carreiras de teste de software. Isto inclui pessoas em papeis como: Testadores, Analistas de Testes, Engenheiros de Testes, Consultores de Teste, Gerentes de Teste, Desenvolvedores de Software.

Esta certificação também é adequada para quem deseja um entendimento mais profundo sobre testes de software, tais como: Gerentes de Projeto,Gerentes de Qualidade, Gerentes de Desenvolvimento de Software, Analistas de Negócios, Diretores de TI e Gestores.

Pré-requisitos

Para participar de um exame do nível avançado, o ISTQB determina que os candidatos possuam experiência prática na área. Assim, para ser considerado apto a realizar estes exames, é necessário que o candidato:

  1. Possua uma Certificação ISTQB Certified Tester, Foundation Level (CTFL) ou seu similar emitido pelo ISEB.

  2. Comprove 2 anos (período integral - 8hs diárias) de experiência prática em uma das das seguintes áreas: Teste de Software; Desenvolvimento de Sistemas; Análise de Sistemas; Engenharia de Software; Instrutor de cursos ou disciplinas relacionadas à Qualidade na TI.

A Qualificação CTAL não expira, sendo necessário obtê-la apenas uma única vez para realizar qualquer exame do nível avançado realizado pelo BSTQB nas modalidades: Exame Nacional, Exame Empresarial, Exame Acadêmico e Exame de Treinamento. Para submeter-se ao processo de qualificação, clique no link abaixo.

Submeter-se à
Qualificação CTAL

Apenas os candidatos aprovados na Qualificação CTAL terão acesso ao formulário de inscrição dos exames de certificação do nível avançado no site do BSTQB.