Certificações de Nível Avançado

O CTAL é a sigla para Certified Tester Advanced Level. Trata-se de um conjunto de certificações de nível avançado do ISTQB destinada a pessoas que possuam experiência em suas carreiras de teste de software. Isto inclui pessoas em papeis como: Testadores, Analistas de Testes, Engenheiros de Testes, Consultores de Teste, Gerentes de Teste, Desenvolvedores de Software.

Esta certificação também é adequada para quem deseja um entendimento mais profundo sobre testes de software, tais como: Gerentes de Projeto,Gerentes de Qualidade, Gerentes de Desenvolvimento de Software, Analistas de Negócios, Diretores de TI e Gestores.

Pré-requisitos

Para participar de um exame do nível avançado, o ISTQB determina que os candidatos possuam experiência prática na área. Assim, para ser considerado apto a realizar estes exames, é necessário que o candidato:

  1. Possua uma Certificação ISTQB Certified Tester, Foundation Level (CTFL) ou seu similar emitido pelo ISEB.

  2. Comprove suas experiências em período integral (8hs diárias) em pelo menos um dos itens abaixo:

    • 2 anos de experiência prática em Teste de Software ou Qualidade em TI.

    • 2 anos dedicados à Pesquisa Acadêmica relacionadas à Qualidade de TI no nível de Pós Graduação, ou como instrutor de cursos ou disciplinas relacionadas à Qualidade de TI.

    • 3 anos de experiência prática em Desenvolvimento de Sistemas, Análise de Sistemas ou Engenharia de Software.

A Qualificação CTAL não expira, sendo necessário obtê-la apenas uma única vez para realizar qualquer exame do nível avançado. Para submeter-se ao processo de qualificação, clique no link abaixo.

Submeter-se à
Qualificação CTAL

Apenas os candidatos aprovados na Qualificação CTAL terão acesso ao formulário de inscrição dos exames de certificação do nível avançado.