Sobre as Certificações

O ISTQB® construiu o esquema mais renomado para a certificação de testadores de software no mundo.

Através de seus Conselhos Nacionais, o ISTQB já emitiu mais de 700.000 certificações em mais de 100 países, com uma taxa de crescimento atual de aproximadamente 10.000 novas certificações por trimestre.

O esquema conta com um corpo de conhecimento, Syllabi e Glossário, disponibilizado gratuitamente.

Os exames estão disponíveis em muitas línguas e seguem regras aplicadas de forma consistente, o que estabelece um processo único e rígido dando credibilidade à certificação.

O BSTQB já certificou mais de 10.000 pessoas em mais de 70 cidades no Brasil, com uma taxa de mais de 2.000 certificados ao ano.

Base de Conhecimento para Certificação de Teste de Software

Os Syllabi formam a base de conhecimento para a Qualificação Internacional de Teste de Software, tanto para o nível fundamental (CTFL) quanto para o nível avançado (CTAL)

A Certificação do Nível Fundamental está disponível para qualquer pessoa envolvida em teste de software. Isto inclui pessoas em funções como testadores, analistas de testes, engenheiros de teste, consultores de teste, gerente de teste, usuário que realiza teste de aceite e desenvolvedores de software.

Este nível de certificação é também apropriado para qualquer um que queira adquirir uma base de compreensão sobre teste de software, como gerentes de projetos, gerentes de qualidade, gerentes de desenvolvimento de software, analistas de negócios, diretores de TI e consultores. Aqueles que alcançarem a certificação estarão aptos a buscar um nível mais alto de qualificação em teste de software.

A Certificação para o Nível Avançado é destinada à pessoa que, além de serem certificadas no nível fundamental, também possuam experiência comprovada na área de teste de software.

Glossário de Termos

O Glossário de Termos de Teste do ISTQB apresenta conceitos, termos e definições concebidos para ajudar a comunicação nos testes e disciplinas relacionadas. O Glossário do ISTQB é usado como um documento de referência para a Qualificação Internacional em Teste de Software.

Autorização

Provedores de Treinamento que utilizam o syllabus como referência em seus cursos, podem ser autorizados por uma comissão nacional (board) reconhecida pelo ISTQB, no Brasil apenas o BSTQB. Um curso autorizado é reconhecido em conformidade a este syllabus, e se permite realizar um exame do ISTQB como parte do curso.

Os Provedores de Treinamento produzirão o material de curso e determinarão os métodos de ensino apropriados para certificação, e o syllabus ajudará os candidatos em sua preparação para o exame.